
Cultura do Hip-Hop
A cultura do Hip-Hop em Portugal

A história do Hip-Hop é internacional...
...portanto, a história do Hip-Hop em Portugal é muito semelhante à de qualquer outro país, incluindo a história do Hip-Hop da EUA.
O verdadeiro Hip-Hop não tem praticamente nada a ver com dinheiro, então a prosperidade de um país não é realmente relevante para o Hip-Hop:
- Hip-Hop é honestidade que vem do coração.
- O Hip-Hop é uma emoção que se desdobra na criatividade.
- O Hip-Hop é diverso e aberto.
- Hip-Hop és tu, se tu o quiseres.
O que se vê e experimenta em público é o chamado Hip-Hop comercial, que nada tem a ver com o Hip-Hop real.
A maioria dos artistas de Hip-Hop conhecidos são rappers, mas eles se dedicaram ao comércio e só usam o Hip-Hop para enriquecimento pessoal sem realmente terem entendido nada sobre ele. Eles só sabem que hoje em dia se pode ganhar muito dinheiro como rapper e correm como cachorros atrás dos mimos. Ao fazê-lo, deixam que os seus "patrões" lhes digam sem contradição o que é o rap, como funciona e como deve soar. Fiel ao princípio: segue todas as tendências de sucesso e exprime-as até que não dê mais nada. Esta é também a principal razão pela qual agora há vozes que dizem "O Hip-Hop está morto!". É assim que realmente é... nas paradas principais! E pode-se ouvir mesmo a tragédia a todo o tempo...
A Filosofia do Hip-Hop
Se sabes quem tu és
já és um verdadeiro Hip-Hopper!
A filosofia do Hip-Hop é muito simples: Sê tu mesmo!
E se (por razão alguma, ainda) não consigas ser tu próprio, pelo menos sê honesto contigo mesmo. Porque isso já é um bom começo.
Ser a si mesmo pode não ser tão fácil quanto parece no início (se ainda não fores). A maioria nem sequer sabe quem eles próprios são, porque são persuadidos desde pequeninos de quem devem ser e que se deve obedecer e até fazer um esforço para o conseguir. Isso geralmente acontece até ao ponto que a pessoa afinal não se lembre mais de quais são seus próprios desejos, objetivos e preferências. Fiel ao princípio: Servir e obedecer sempre.
O Hip-Hop permite que sejas quem quiseres ser. Não há qualquer regulamentação. És respeitado pelo que consegues fazer, o que fazes e que provavelmente trabalhaste muito duro para finalmente seres capaz. Não importa como és normalmente visto, no Hip-Hop o que conta é quem afinal queres ser.
A tua atitude, mentalidade, visão de mundo e como vês as coisas, são tão relevantes quanto, o que és capaz de alcançar nas artes do Hip-Hop. E há uma abundância de artes que podes tentar...
A Associação "Cultura do Hip-Hop"
Plataforma de apoio aos
Criadores da Cena de Hip-Hop
Esta plataforma destina-se a servir de modelo e motivar iniciadores talentosos e interessados a fundar centros de Hip-Hop (onde a comunidade regional de entusiastas do Hip-Hop se pode encontrar e organizar). O objetivo é aumentar as atividades de Hip-Hop em todo o país (Portugal) e expandir, aprofundar e manter a cultura do Hip-Hop.
Qualquer pessoa interessada pode contactar-nos e descobrir quais as opções de suporte que temos para oferecer.
A primeira abertura regional oficial será o " Hip-Hop Club Viseu", que ao mesmo tempo é considerado um exemplo do possível.
Venham em grande número. Cada indivíduo conta para nós. Estamos ansiosos para vos conhecer!
Hip-Hop Club Viseu
Ajuda ao torno dos Artistas de Viseu
Os Next Gen Artistas de Hip-Hop
Não estás sozinho!
Esta é uma mensagem importante da nossa associação para a cultura do Hip-Hop. Qualquer pessoa que queira aprender ou ensinar as estimadas artes do Hip-Hop (e muito mais) é bem-vinda para se juntar a nós. E, claro, qualquer um que só queira apreciá-las ou apoiá-las de alguma outra forma.
Existem muitas formas de participar. Vamos publicar uma revista mensal e há muitas oportunidades onde alguém pode tentar a sua mão. Por exemplo, na redação, como designer gráfico, como repórter, organizacionalmente e muito mais.
Além disso, vai haver regularmente eventos como batalhas de Rap, DJs, Graffiti e Dance-Battles etc.
Também vamos gravar regularmente vídeos, que serão produzidos como clipes, e ainda várias outras atividades, naturalmente dependendo também dos vossos interesses…